sexta-feira, 25 de outubro de 2013

PRÊMIO ALEXANDRINHO GARCIA 2013

               O Prêmio Alexandrino Garcia - CATEGORIA EDUCAÇÃO - é uma iniciativa do Instituto Algar (IAR) que visa a reconhecer e a divulgar experiências educacionais curriculares, bem sucedida e de caráter inovador no tema "EDUCAÇÃO DE QUALIDADE". Foram aceitas experiências educacionais no tema Inovação, realizadas em escolas   públicas de Ensino    Fundamental Regular (1º ao 9º ano) das cidades de atuação do Instituto Algar.
 
              Da cidade de Patos de Minas, participaram as seguintes escolas: Escola Estadual "Monsenhor Fleury", Escola Estadual "Ilídio Caixeta Melo", Escola Municipal "Professor Aristides Memória" (CAIC), Escola Municipal "Cônego Getúlio" (Pilar) e Escola Municipal "Norma Borges Beluco".
 
                A Escola Estadual "Monsenhor Fleury", participou do prêmio através da Professora do 1º ano,     Árita de Sousa Barbosa, com o relato "SE PARTICIPO, APRENDO MELHOR". O projeto usa imagens e vídeos das crianças como recurso para educar, promover interações e contribuir para o aprendizado e conhecimento dos alunos. A escola é um universo social diferente da família, favorece novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. Há estudos que avaliam a importância da autoestima no bom desenvolvimento das crianças. Assim,  considerou-se que trabalhar essa autoestima aliada a autoimagem das crianças e de seus colegas, bem como aos conteúdos curriculares seria uma ferramenta eficaz.  Propiciar atividades que possibilitem aos alunos o conhecimento de si mesmo, levando-os a se descobrir, sentir que possuem um nome, uma identidade, uma imagem e que fazem parte de um conjunto na sua sala de aula, em casa, na escola e na comunidade e que acima de tudo são muito importantes. 
                As fotos das crianças foram tiradas em sala de aula, durante a realização das atividades diversas. Em seguida, as imagens eram utilizadas em atividades impressas (coloridas), em sala de aula ou em deveres de casa, explorando diferentes conteúdos. É visível um interesse maior das crianças em realizar as atividades quando percebem sua imagem, dos colegas e da professora. Os alunos se sentem sujeitos ativos do processo e aprendem melhor.
 
               Nossa Escola não ganhou o prêmio, mas nos sentimos vitoriosos pela participação e reconhecimento de nosso trabalho pelo Instituo Algar. 
 
Ricardo, Árita, Magali, Marlene Porto e Aline
 

 

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